Renda feita à mão: coleção em andamento


As duas principais maneiras de tecer rendas são com agulha ou com bilros e ambas surgiram por volta do século XV e XVI. Historiadores apontam que a renda de agulha surgiu a partir da evolução do bordado e, no princípio, destacavam-se desenhos geométricos e posteriormente foram incorporados os florais e figurativos.
No passado, por tratar-se de um tecido muito delicado e valioso seu uso restringia-se a nobreza. Tal delicadeza pode ser exemplificada pelo seu uso: no reinado de James I (1566-1625) eram necessários 23 metros de renda para confeccionar um rufo.(1)  e seu valor pela grande importância econômica em países como Inglaterra, França, Itália e Bélgica. 

Cinco séculos depois as diversas técnicas e processos de produção de renda ainda estão presentes na moda e, certamente, com aplicação e uso de  maneira mais democrática.
Além da história, a técnica tradicional de produção de renda de agulha me interessa não só pela manutenção deste saber-fazer, mas pela atemporalidade, versatilidade, originalidade intrínseca a cada peça produzida. A Coleção Impression em breve estará disponível trazendo essa diferenciação e exclusividade.



The two main ways of weaving lace are needle or bobbin, and both came about in the fifteenth and sixteenth centuries. Historians point out that needle lace arose from the evolution of embroidery and at the outset geometrical designs stand out.

Income was a very delicate and valuable fabric and its use was restricted to nobility. Its delicacy can be exemplified by its use: in the reign of James I (1566-1625) it took 23 meters of lace to make a ruff. (1) This was a very expensive product and of great economic importance for countries like England , France, Italy and Belgium.

Five centuries later and the various techniques and processes of lace production are still present in fashion. Beyond history, the traditional technique of producing needle lace interests me not only for the maintenance of this know-how, but for the timelessness, versatility, originality that is present in each piece produced.
The Impression Collection that will soon be available bringing differentiation and exclusivity.

(1) Earnshaw, Pat. The identification of Lace. UK: Share Publications, 2000.

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