O projeto e o livro "Decifrando rendas: processos, técnicas e história"

O projeto, a produção do livro e dos conteúdos para internet mobilizaram aproximadamente 40 profissionais, entre artesãs, produtoras, fotógrafos, videomakers, revisores, comunicadores e designers, bem como instituições museológicas, coletivos e associações. O projeto foi viabilizado por meio do financiamento da Lei nº 14.017/2020.

O livro, intitulado “Decifrando rendas: processos, técnicas e história” foi escrito por mim, Vera Felippi e produzido com o apoio de uma super equipe*. A publicação aborda a história e os processos manuais e industriais de produção de rendas, abrangendo as diferentes técnicas empregadas para tecê-las. É um livro que tem como foco contribuir em diversas áreas do conhecimento, tais como: história, museologia, design, artes, antropologia e moda.

A versão impressa e o e-book foram lançados em abril de 2021 tendo como público-alvo pesquisadores, estudantes, profissionais de áreas diversas, instituições de ensino, instituições museológicas, centros de produção e estudos de artesanato têxtil, bem como interessados, de maneira geral, que queiram conhecer o universo das rendas. Foram impressos 900 exemplares, os quais foram distribuídos de forma gratuita e mesmo tendo havido uma reimpressão de 200 exemplares no mês seguinte (maio de 2021) todos foram distribuídos. 

O e-book pode ser acessado em: www.ufrgs.br/mmt/publicacoes

O projeto iniciou em dezembro de 2020 e finalizou em meados de junho de 2021 e, no decorrer deste período, um vasto conteúdo multimídia foi disponibilizado na internet  como registros em vídeos e fotografia sobre as principais técnicas, além de depoimentos de artesãs de diversos estados brasileiros. Esses registros podem ser acessados em meu perfil no Instagram @diving_into_textiles ou no meu canal do YouTube na Playlist “Decifrando rendas”. Abaixo seguem alguns dos vídeos produzidos exclusivamente para o projeto.






Assista estes e muitos outros no meu canal do YouTube. 

“Decifrando rendas: processos, técnicas e história” é um livro para valorizar, inspirar e estimular a salvaguarda do patrimônio têxtil e as atividades de pesquisas e práticas relacionadas às rendas. Fruto de uma década de pesquisas acadêmicas durante meu mestrado e doutorado em Design e da minha prática profissional de mais de 20 anos atuando como designer têxtil.  

Tendo em vista a falta de bibliografia no Brasil que aprofunde o tema, “Decifrando rendas: processos, técnicas e história” busca contribuir em diversas áreas do conhecimento, tais como: história, museologia, design, artes, antropologia e moda. O projeto também abrange conteúdo multimídia na internet (Instagram, Facebook e YouTube), com postagens semanais, registros em vídeo e fotografia sobre as principais técnicas, além de depoimentos de artesãs do Rio Grande do Sul e outros estados que seguem levando adiante a tradição de fazer rendas.

*Os nomes dos integrantes da equipe encontram-se na ficha técnica do livro.







Comentários

Postagens mais visitadas