Estudo da calça mais antiga conhecida no mundo (e tem ligamento em sarja!)

Neste texto quero ressaltar a importância do conhecimento sobre têxteis em pesquisas históricas e técnicas. Recentemente fiz um post sobre sarja onde reforcei os motivos da importância de saber da diferença entre nome comercial e o termo técnico vinculado ao ligamento. E aqui segue um "reforço" desta importância com base em um vídeo que assisti e que trata do estudo da calça mais antiga conhecida no mundo.

(Este artigo tem sua versão em vídeo no meu canal do YouTube)


O estudo a que me refiro foi feito pelo Instituto Arqueológico Alemão  e a peça data de aproximadamente 3.000 anos. O instituto não só fez um estudo minucioso da calça como também a reproduziu utilizando como metodologia a engenharia reversa para esse achado arqueológico.


Pesquisadores de diversas áreas se envolveram para compreender aspectos antropológicos e  questões técnicas. No que diz respeito as questões técnicas todas as etapas do processo de produção da calça foi levado em consideração abrangendo a identificação das fibras,  a reprodução de fios – dentro das limitações possíveis nos dias de hoje - até a tecelagem manual.

No que diz respeito a tecelagem,  o tecido foi estudado para compreender os ligamentos – entrelaçamento dos fios – e os mesmos ligamentos encontrados, juntamente com os efeitos de padronagem, foram reproduzidos. O ligamento que predominou no tecido da calça foi a sarja (você pode acessar meu vídeo sobre sarja clicando aqui).

Além disso, é possível observar que muita habilidade técnica foi empregada no tecido original desta calça, pois foram identificados 4 diferentes padronagens, com destaque para o desenho geométrico  nos joelhos e na transição entre o marrom mais escuro da parte inferior e o mais claro da parte superior.

Detalhe da padronagem do tecido da calça 
(imagem retirada do vídeo original - link no final do texto)

Calça e detalhes das padronagens 
(imagem retirada do vídeo original - link no final do texto)

Depois de reproduzido o tecido, a modelagem e confecção da peça também foram reproduzidas a fim de apontar algumas questões que trazem vários indícios do uso e dos costumes. Por exemplo, a modelagem mostra que trata-se de uma calça propícia e muito confortável para se montar a cavalo.

Estamos diante de um estudo que enche os olhos e que traz vários elementos que demonstram a genialidade de povos tão antigos. Além disso, uma peça de vestuário onde foi possível compreender diferentes aspectos da vida desses povos e do ambiente em que viviam. Tantos conhecimentos possíveis de serem alcançados através do estudo dos têxteis. 

Caso você queira assistir o vídeo do estudo feito pelo Instituto Arqueológico Alemão, este é o link:https://www.youtube.com/watch?v=Pl7siWwzibs&t=378s 

Empolgante!

Abraço,

Vera

Comentários

Postagens mais visitadas