Sarja: entenda a diferença entre o nome comercial e o termo técnico

Hoje o tema é a sarja! Esse tecido super conhecido e muito presente em nosso dia a dia mas que muitas vezes confunde-se o termo que se refere ao nome comercial com o termo técnico relacionado ao ligamento têxtil. Mas aqui neste texto, vou esclarecer essas questões.

Você também pode assistir ao vídeo no You Tube que trata do mesmo conteúdo.


Você sabe o que é sarja?

Vou dar duas respostas, sendo uma que se refere ao nome comercial e outra ao ligamento têxtil.

No primeiro caso, sarja é um tecido plano que se caracteriza por apresentar linhas DIAGONAIS decorrentes do ligamento têxtil utilizado. Essas linhas podem ter diferentes ângulos de inclinação. Nas imagens abaixo, em tecidos tradicionais de sarja é possível observar o efeito em diagonal nas superfícies. 


Na segunda imagem é possível observar uma certa irregularidade no sentido da trama e isso se deve ao tipo de fio utilizado. Neste caso, um fio com mistura de algodão e linho. 

No que diz respeito à composição, quando falamos em sarja como nome comercial, ela pode ser 100% algodão ou com misturas de outras fibras (linho, poliéster, rami, entre outras). Além disso, é também possível encontrar a sarja estampada ou xadrez. Na estampa, a aplicação é feita com o tecido já pronto e no caso do xadrez, é a disposição dos diferentes fios coloridos no tear que resultam neste efeito.

Sarja estampada - 100% algodão

Sarja xadrez - 100% algodão


Quando nos referimos a sarja como ligamento têxtil, estamos tratando de um dos 3 tipos de ligamentos considerados básicos nas estruturas têxteis. O cetim e a tela são os outros dois tipos.

As ilustrações abaixo mostram desenhos técnicos de uma sarja, em sua versão básica até versões mais complexas. É claro que o assunto pode ser ainda mais aprofundado, isso porque existem as sarjas chamadas leves, pesadas e equilibradas, em decorrência de como os fios são tramados no tear e as combinações são inúmeras. Mas a ideia aqui é justamente uma apresentação sem o compromisso de aprofundar tecnicamente tais questões.

Ligamento em sarja
 
Variações do ligamento em sarja

Variações ligamento em sarja

Variações do ligamento em sarja

E você deve estar se perguntando: Por quê é importante saber disso?

Porque é conhecimento básico para quem lida com tecidos e porque nem todo tecido com ligamento em sarja pode ser chamado com o nome comercial de sarja.

Por exemplo, abaixo seguem exemplos de tecidos que são 100% com ligamento em sarja. Se você pedir por sarja em algum ponto comercial, certamente não será esse o tecido que lhe mostrarão. 

Tecido em 100% com ligamento em sarja

Tecido 100% lã com ligamento em sarja

Agora, se você for um pesquisador que necessitar descrever um tecido como os dois acima mencionados, você poderá fazê-lo tendo como exemplo: Tecido plano, composição 100% lã, ligamento em sarja. Essa é forma ideal (e mínima) ao descrever um tecido. 

Mas lembrando, esse é um texto que pretende apenas dar uma breve introdução ao assunto e existem bons livros de tecnologia têxtil que aprofundam e demonstram as diversas possibilidades de variações deste ligamento.

Fica também um convite para assistir ao vídeo mencionado no início deste texto porque lá eu mostro outras imagens com as devidas explicações, principalmente no que diz respeito ao lado avesso e direito deste ligamento em algumas situações.

Obrigada!

Comentários

Postagens mais visitadas