Cetim: entenda a diferença entre nome comercial e o termo técnico

Hoje o assunto é cetim, que juntamente com a sarja e a tela/tafetá forma o conjunto de estruturas básicas dos tecidos planos. 

E você sabia que o termo cetim na língua latina originou-se do nome do porto marítimo chinês Zaytoun? Pois é, essa é a afirmação do pesquisador chinês Bao Mingxin e o link para conferir o texto do pesquisador está nas referências. 

Interessante como os nomes vão se "transformando" ao longo do tempo. Mas neste post o foco é técnico, ou seja, em compreender a diferença entre o nome comercial e o termo técnico. 

Caso você prefira ver em versão de vídeo, este mesmo conteúdo está no YouTube e você pode acessar clicando no vídeo abaixo. 


Cetim é um tecido plano que usamos para nome comercial e também o nome de ligamento têxtil.  

No que diz respeito ao nome comercial, o tecido se caracteriza por ser geralmente leve e apresentar brilho, principalmente no lado direito, e no avesso ser mais opaco. Isso ocorre por conta do ligamento, mas a composição do fio utilizado em sua tecelagem também pode impactar neste efeito, como seda ou poliéster. Além disso, no uso comercial, algumas vezes o termo cetim vem acompanhado de um "sobrenome", isso por conta de algum detalhe técnico da estrutura do tecido ou até mesmo das misturas de fibras, inclusive com elastano. 


Em vez de apresentar efeito de linhas diagonais, como acontece na sarja, no cetim o entrelaçamento dos fios tem o objetivo de fazer a superfície parecer o mais lisa e contínua possível. E o brilho ocorre em grande parte pelo ligamento. Na figura abaixo você pode conferir uma das possibilidades de ligamento.

Imagem: Vera Felippi
Figura 1: por Vera Felippi

Neste tipo de entrelaçamento, geralmente são utilizados fios muito finos (com grande densidade de fios na trama e no urdume), isso porque se forem usados fios muito grossos, o tecido pode se desestabilizar e se esgarçar.

Para dar o efeito de brilho e conforme vemos no desenho do ligamento, o fio de urdume ou da trama se sobressai - isso vai depender se temos em mãos um cetim por urdume ou por trama. 

Veja na figura abaixo algumas variações do ligamento cetim. 

Figura 2: por Vera Felippi

E, na imagem seguinte, eu demonstro como se dá o entrelamento. 

O entrelacamento que vemos na figura onde há fios tramados é por urdume, ou seja, é o fio de urdume que vai sobressair e se destacar no lado direito do tecido. 
Figura 3: por Vera Felippi

Para que vocês compreendam melhor, simulei o entrelaçamento em um “tear” de papelão. Utilizei fios grossos e vejam o resultado:
 
Figura 4: por Vera Felippi


Figura 5: Vera Felippi

O ligamento cetim é muito utilizado na indústria têxtil e também é possível usar de forma artesanal em tear manual. Mas atenção, no caso de uso artesanal, não esqueça que a combinação ligamento e tipo/espessura de fio é importante ser levada em conta por causa da estabilidade dimensional do tecido. 


E por que é importante saber desta diferença entre nome comercial e termo técnico?

Assim como eu tratei no post sobre a sarja (clique aqui para acessar o vídeo sobre sarja), se você trabalha com têxteis, são conhecimentos básicos. E, se vc não trabalha diretamente com moda ou confecção, mas sim com pesquisa e descrição de tecidos também pode necessitar desse conhecimento básico. Por exemplo, observe a figura abaixo: 

Figura 6: por Vera Felippi

Como se vê na imagem, o termo também é utilizado na descrição de tecidos de peças de museus. Sempre que eu vejo eu me pergunto: ok, mas o termo está se referindo ao quê: ligamento ou termo comercial? A qual matéria prima, ou composição de tecido, está se tratando? 

Há sim uma tendência de se nomear como cetim a quase todos os tecidos com um certo brilho de superfície. Mas só o uso do termo não é a forma correta, é sim importante mencionar a composição do tecido isso porque esta informação é necessária para conservar e acondicionar os tecidos (ou até mesmo restaurar). 

No caso mencionado acima, há uma informação muito preciosa que é a data da peça - 1850/1900. Possivelmente trata-se de seda porque no período mencionado, o poliéster ainda não existia (ele foi criado por volta de 1940). Então, todo o conhecimento é valioso e saber sobre quando surgiram as fibras/fios é bem importante (quem sabe em breve eu consiga fazer um post sobre essas datas..) 

Por hoje fico por aqui e espero que este conteúdo seja útil pra você de alguma maneira.

Um forte abraço,

Vera

Instagram: https://www.instagram.com/diving_into_textiles/

YouTube: Canal Vera Felippi



Referências:

Bao Mingxin: https://en.cnki.com.cn/Article_en/CJFDTotal-DHDZ198601012.htm

MALUF, Eraldo. Dados técnicos para a indústria têxtil. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP. 2003.





Comentários

Postagens mais visitadas